Nesta parte do curso vemos muitos circuitos analógicos com resistores, capacitores, indutores etc. Uma ótima ferramenta para entender melhor como eles funcionam é este simulador de circuitos. Ele pode ser tanto rodado online (deve abrir automaticamente ao acessar o link) como baixado para uso offline (um arquivo zipado com 215Kb).
Vimos que capacitores armazenam energia elétrica, através da separação de cargas em um placa positiva e uma negativa. Eles são particularmente úteis para aplicações como flashes de câmeras, que requerem uma rápida descarga de energia. Existem até os chamados supercapacitores, com capacitâncias chegando a 5.000F, que são usados para fornecer energia para a ignição de grandes motores como os de submarinos, tanques e locomotivas.
Na prática, porém, os capacitores acabam não sendo tão eficientes quanto baterias químicas, as quais são capazes de armazenar mais energia em um volume semelhante. Ou pelo menos, não até agora.
Alguns grupos de pesquisa estão investindo em tornar os capacitores muito mais eficientes usando nano-tecnologia. Nano-tubos de carbono podem ser usados para aumentar a área efetiva de um capacitor de placas paralelas, tornando cada placa uma “cabeleira” de fios nanoscópicos (veja figura). Espera-se que em alguns anos isso leve à criação de substitutos ultra-eficientes para as baterias químicas, que sejam rápidos de carregar e que não criam resíduos químicos.
Enquanto isso, porém, novas descobertas continuam sendo feitas também sobre as baterias químicas. Em março de 2009 pesquisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology), nos EUA, publicaram na revista científica Nature um artigo anunciando a descoberta de um maneira simples de modificar a tecnologia atual das baterias de lítio (as baterias recarregáveis usadas em laptops e celulares), de modo a acelerar enormemente o tempo de carga ou descarga, e também a permitir baterias menores e mais leves. Por exemplo, eles estimam que um celular como os atuais poderia ser recarregado em questão de segundos. Esta descoberta pode ser revolucionária para os carros elétricos, para os quais um dos maiores problemas é justamente o grande tempo de recarga. Um carro com uma bateria do novo tipo poderia ser recarregado em menos de cinco minutos. E mais: como a mudança necessária no processo de fabricação não é muito grande, eles estimam que em apenas dois a três anos essas baterias já possam estar prontas para serem comercializadas!
Este vídeo mostra uma gaiola de Faraday sendo demonstrada em uma universidade alemã.
E neste um programa de TV da BBC investiga o que acontece quando seu carro é atingido por um raio… com você dentro!
O MIT (Massachusetts Institute of Technology, EUA) disponibilizou os vídeos completos das aulas do curso de Eletromagnetismo do Prof Walter Lewin (em inglês) - cada uma com aprox. 1 hora de duração. As aulas também podem ser vistas no YouTube.
Obs: O arquivo está em formato realmedia .rm, compactado em um .zip. Ele pode ser aberto pelo Real Player, Windows Media Player ou outros programas.
Existe uma grande quantidade de recursos didáticos, animações e simulações de eletromagnetismo disponíveis na internet.
Um simulador interativo do campo elétrico de duas cargas pontuais, no qual se pode visualizar os vetores, as linhas do campo, as equipotenciais, etc, variando-se o valor, o sinal e a posição das cargas. (requer baixar um grande arquivo em Java)
Um filme mostrando as linhas de força à medida que submetemos uma carga a um campo elétrico cada vez mais intenso.
Elétrons se distribuindo numa barra metálica (requer baixar um arquivo grande de Java).
Uma visualização dos elementos de carga de um anel contribuindo para o campo elétrico total gerado.
Nesta página vocês podem fazer como o Coulomb fez, usando uma balança de torção para investigar a força entre corpos carregados. Tem um tutorial e um experimento interativo.